sábado, 28 de janeiro de 2012

Reciclagem com potes de margarina

Mais uma dica de reciclagem! Outro recipiente bom para reciclar é o pote de margarina. Claro que assim como outras embalagens de alimentícios é necessário uma boa lavagem, álcool ou vinagre e outros cuidados básicos.



Depois de limpinhos os potes já podem ser reutilizados para qualquer coisa. Algumas idéias eu tirei do site da Qualy, no qual um artista plástico dá algumas sugestões, inclusive de brinquedos. O que eu fiz com os meus potes foi, primeiro: pesos de porta.


Para esses pesinhos eu utilizei retalhos de panos, garrafas pet e pedras (para dar o peso). Há vários tutoriais sobre essas florzinhas de pet no youtube, são bem fáceis. Sorte minha que minha tia é costureira e me arranja um monte de retalhos de panos, rs...

Segundo, porta-jóias.


Para esses porta-jóias utilizei potes médios e pequenos. Como os potes pequenos encaixam dentro dos médios, então acabou ficando como uma gavetinha para colocar brincos, anéis e outra peças menores. Para esses porta-jóias eu usei decopagem, feltro (por dentro) e aviamentos para enfeitar. Ficaram fofos, não ficaram?!! ;)

Terceiro, vasos de plantas ou porta-trecos.


Com os potes grandes de margarina eu simplesmente fiz uma pintura. No da esquerda eu usei um decalque de frutas por cima da pintura. No da direita eu usei um stencil para fazer a pintura de flores. O da esquerda pode ser usado na cozinha para guardar diversas coisas. Já a minha intenção com o das flores era um vaso para plantas. Para isso, bastaria fazer furos no fundo do pote e usar a tampinha com pratinho para o vaso. Foi por isso que escolhi a cor marrom para a pintura.

Quarto, alfineteiro.


Para esse alfineteiro eu usei a mesma idéia do porta-jóias. Usei um pote pequeno dentro do médio (essa foi umas das idéias que eu tirei do site da Qualy). O pote pequeno é o alfineteiro, e o médio é onde se guarda as linhas. Legal, né?!

Enfim, foi assim que reciclei meus potinhos!


=D

11 comentários:

  1. os pezinhos de porta também ficam bonitos como centro de mesa em festinha de menina heim...muito fofo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!
    Achei o seu cartãozinho com o endereço... rs
    Adorei o blog! Está todo caprichadinho, muito lindo!
    Ahhhhh... Essas embalagens! Eu tenho muita dó de jogá-las fora.
    Lá em casa compramos muito NESCAU e eu acho um desperdício aquela lata com tampa plástica no lixo. Eu costumava juntar, aproveitar, mas são tantas!
    Garrafas de leite também...
    Agora, tampinha de suco (1L) eu guardo todas! Tenha uma coleção!
    O Riel não acha muito graça brincar com elas... Quem sabe o Rayan? Acho legal para fazer joguinhos matemáticos, dama, xadrez...

    Beijos! Vou adicionar seu blog no meu favoritos!

    Abraços! Tudo de bom! Erika

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o alfineteiro, Aline. Aliás, todas as idéias são ótimas, mas essa última foi a que eu mais gostei. Vou ver se faço aqui em casa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! Bem prático né, o alfineteiro! ;)

      Excluir
  4. Como vc fez para deixar o pote de margarina branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é um pouco demorado... É necessário esfregar uma bucha e palha de aço com álcool. Mas fica ótimo! ;)

      Excluir
  5. ACHEI LINDOS TODOS OS SEUS TRABALHOS QUERIA QUE VOCE FIZESSE UM MODELO DE COFRINHO COM POTE DE MARGARINA FACIL DE FAZER TEM COMO ME AJUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      posso te dar algumas dicas sim, claro! Infelizmente não vou poder fazer um modelinho por agora porque estou cheia de encomendas. Mas vamos lá:
      1º limpe bem o pote por dentro com água morna. Por fora passe uma bucha com álcool para tirar a impressão do pote. Faça o mesmo com a tampa.
      2º envolva toda a lateral do pote e a tampa com um dos seguintes materiais (aquele de sua preferência): EVA, guardanapo ou tecido. Caso utilize o EVA não é necessário limpar as impressões do pote. No caso do EVA você pode decorar o pote com flores, bichinhos e várias outras coisas. Você achará muitos moldes na internet. Nesse caso você pode usar cola permanente ou cola quente. Utilize cola porcelana fria diluída em água se for fazer a decoupagem com guardanapo. Nesse caso espere a cola secar um pouco ante de aplicar o guardanapo. Remova duas camadas do guardanapo, utilize apenas a impressa e pressione bem ao aplicar para não deixar bolhas. No caso da aplicação de tecido utilize tecido de algodão e não precisa diluir a cola, mas é necessário espalhá-la bastante com um pincel de cerdas duras.
      3º Faça um corte no centro da tampa para a entrada das moedas e depois cole a tampa no pote para que ele não possa ser aberto. Utilize cola permanente ou cola quente. E está pronto!

      Bom, eu faria com certeza de uma dessas maneiras. Espero que dê certo, boa sorte e bom trabalho!

      Abraço,

      Aline

      Excluir
  6. Oi Aline...Gostaria de saber qual tinta vc usou para pintar os potes, e eles podem ser usados para guardar alimentos? Grata

    ResponderExcluir